Reunião na SSP/AL teve avanços e agora todos irão trabalhar juntos em defesa da sociedade

30 de janeiro de 2020

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL), Cabo Nascimento, juntamente com o Soldado Cardoso (vice-presidente), Cabo Sandra Márcia (diretora Social e de Eventos), Thiago Marques (advogado da ACS/AL) estiveram na tarde desta quarta-feira (29) na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas com o Coronel Lima Júnior, secretário da SSP; o comandante geral da PMAL, Cel Marcos Sampaio; o Promotor de Justiça Magno Alexandre; os membros do CONSEG/AL, Maurício Brêda e Marcus Lacet; o presidente da OAB/AL, Nivaldo Barbosa, acompanhado de advogados integrantes de comissões da Ordem e o presidente da ASSOMAL, TC Paes para tratar da problemática relacionada ao advogado e ao Sargento da PMAL.

Durante a reunião todos chegaram a um entendimento, inclusive entre a PMAL e a OAB/AL. A situação foi intermediada pelo secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior, e será criado um grupo de trabalho entre a OAB/AL e a Polícia Militar, para elaborar um conjunto de procedimentos que doutrinará a conduta do advogado e do PM em eventos como abordagens e operações.

Segundo o presidente da ACS/AL, Cabo Nascimento, o CONSEG não irá mais afastar o militar antes que este seja ouvido. “Ficará garantido o direito de defesa do contraditório, bem como será criado um grupo entre membros da OAB/AL e a Polícia Militar. Também será elaborada uma cartilha que consistirá em um conjunto de procedimentos onde o advogado poderá agir em determinadas situações, como o PM terá seus direitos e deveres resguardados para que ninguém invada ou vá além das suas prerrogativas”, disse.

O Cabo Nascimento acrescentou que o saldo da reunião foi positivo, avançou em metodologias que irão auxiliar tanto o policial militar, como os advogados no exercício das suas funções.

Texto: Gazeta Web – Assessoria de comunicação

COMPARTILHE!