Nota Oficial em respeito à independência funcional das forças de segurança pública

16 de dezembro de 2020

A Associação dos Oficiais Militares de Alagoas – ASSOMAL, Associação dos Coronéis do Estado de Alagoas – ASCEL, Associação de Cabos e Soldados da PM e CBM de Alagoas – ACS , Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas – ASSMAL e Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas – ADEPOL, após reunião na manhã desta quarta-feira (16) na Secretaria de Segurança Pública de Alagoas – SSP, com o titular da pasta – Coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, e do Subcomandante-geral da Polícia Militar, Coronel Wilson Silva, reforçam que respeitam a independência e peculiaridade funcional das instituições que compõem as forças de Segurança Pública.

Reafirmam que é notória a evolução das relações vivenciadas entre as polícias militar e civil, seja pelas operações integradas coordenadas pela SSP, como pela necessidade funcional exigida no combate diário à criminalidade. Devendo esta integração ser identificada na urbanidade e no respeito ao ordenamento jurídico brasileiro.

A união de esforços realizados por homens e mulheres que formam as forças policiais alagoanas, somado ao trabalho realizado pelas demais instituições que integram as Segurança Pública, refletem no histórico positivo de prisões e reduções de índices da violência no território alagoano.
Ressaltam ainda que, como em ocorrências onde figura como autor policiais civis ou militares, onde existem orientações da SSP para o alinhamento do trabalho realizado pelos envolvidos na solução destas ocorrências. Precisa ser também amadurecida as relações dos envolvidos nos inquéritos policiais que tenham como autor profissionais da Segurança Pública, e no caso de militares estaduais que seja observada a legislação pertinente, como forma de salvaguardar as peculiaridades de cada instituição.

Profissionais valorizados fortalecem a imagem de suas instituições e, por conseguinte, potencializa os exímios resultados vistos pela sociedade na edificação da Paz Social.

Texto: Deisy Nascimento – ASCOM ACS

COMPARTILHE!