ACS/AL e ASSMAL trazem novidades para a categoria após reunião com o Comando da PMAL
Reunião aconteceu nesta sexta-feira no gabinete do comandante-geral da PMAL
Na manhã desta sexta-feira (24) o presidente da Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL), Cabo Nascimento, juntamente com o Soldado Cardoso (vice-presidente da ACS/AL), Cabo Wellington (diretor de Política e Direitos Humanos da ACS/AL), bem como o coordenador jurídico da associação, José Erionaldo e o presidente da ASSMAL, Sargento Gedson Ataíde se reuniram com o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Coronel Marcos Sampaio e trataram de demandas da categoria.
Na oportunidade, uma das pautas discutidas com o comandante-geral foi: a promoção para 03 de fevereiro de 2020, momento em que o comandante explanou alegando a impossibilidade devido a mudança na legislação que ocorreu em 04 de dezembro de 2019. “Diante disso, terá que ser aberto um novo quadro de acesso complementar para que os militares que se encaixam com o novo requisito possam participar do certame de 03 de fevereiro deste ano. Com isso, o comando alegou inviabilidade administrativa de conseguir isso até 03 de fevereiro. O Coronel Marcos Sampaio disse, ainda, que pretende realizar essas promoções no dia 21 de abril, uma data comemorativa para a PMAL, e ocasião onde poderão ser feitas todas as alterações”, explicou o coordenador jurídico da ACS/AL.
Outro ponto questionado pela ACS/AL foi relacionado a retroatividade da promoção da turma de 2010 para fevereiro de 2019 e a turma de 2013, sendo que alguns destes se encaixam para a promoção de 25 de agosto de 2019. Os representantes da entidade informaram que o comandante-geral sugeriu inicialmente a não retroatividade para todos alegando isonomia, entretanto após explanação das lideranças da ACS/AL o comandante concordou com a explicação e entendeu a situação. O Coronel Marcos Sampaio recomendou que um militar de cada turma (2006, 2010 e 2013) ingressasse com um requerimento fundamentando, pedindo a retroatividade e de POSSIBILIDADE DE PROMOÇÃO para o dia 03 de fevereiro de 2020, que ele irá colocar o referido requerimento em pauta. Entretanto, é importante lembrar que o documento será analisado pela comissão e ela decidirá e o que for decidido será aplicado.
A última pauta discutida foi em relação a questão da promoção dos militares inativos que foram despromovidos e o devido apoio neste sentido em favor dos PM’s.
Para o presidente da ACS/AL, Cabo Nascimento, este início de gestão tem sido de muitos trabalhos e reuniões junto ao comando da PMAL para buscar resguardar os direitos da categoria. “As portas estão abertas para nós e buscaremos dar encaminhamentos as demandas da categoria”, finalizou.